segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rachel por Amália

em 1996 minha vida deu uma grande virada. Do “alto” dos meus 13 anos, estudei todo o “ginásioem um colégio do lado de casa, dava para ir e voltar a . De repente passo numa prova e vou estudar no tal Cefet. Tudo tão diferente, pegar ônibus para ir, gente nova, colégio público.

Fui conhecendo as pessoas e aos poucos me adaptando àquele novo mundo. Conversava com muitos colegas. Lembro exatamente do dia em que eu estava no vestiário da educação física e uma menina branquinha se aproximou e me deu um convite, um convite para sua festa de 15 anos.

Como assim? Eu mal a conhecia! Na verdade, nem lembrava direito do seu nome (rs), mas naquela hora fiquei tão feliz! Eu não fui à festa. Confesso que estava um pouco envergonhada exatamente porque não conhecia ninguém direito.

Essa menina branquinha era a Rachel, agora conhecida comosapatilha”. Uma menina que nada tinha a ver com aquele mundo, nada tinha a ver com cimento, areia e poeira, nada tinha a ver com matemática. Ela gostava de poesia. Escreveu um monte e eu li várias. Mas Deus a colocou naquele colégio e ela ficou até o fim!

Uma menina amiga, linda, sincera, divertida, às vezes reclamona (rsrs), mas, acima de tudo, uma delícia de amiga. Adora sapatos, viagens, ama a família e cuida dos amigos. Inteligente, faz mil coisas ao mesmo tempo e ainda dança!

O tempo tentou nos separar, nos levou por caminhos diferentes, mas nós lutamos contra ele e vencemos! Mais de 14 anos se passaram e ainda estamos , superamigas! Casamos, ela foi madrinha do meu casamento, ela tem um bebê. Eu ainda não tenho o meu, mas sei que nossos filhos terão uma amizade linda como a nossa.

E esse texto inicial que era para falar dela acabou falando mais de nós duas, tive dificuldade de separar...


Amália por Rachel

Eu ia respeitar a ordem alfabética na hora de publicar essa postagem. Ia começar com “Amália por Rachel” e depois “Rachel por Amália”. Mas então recebi o texto de cima e pensei: e agora, eu digo o quê?

Vou dizer que joguei fora o pequeno parágrafo que tinha escrito sobre a minha amiga e decidi começar do zero.

Amália, o salto deste blog, contou como nos conhecemos – e com tanta (ou mais) poesia do que eu teria sido capaz. Ela falou do nosso breve afastamento e de como nos reconectamos com mais força do que nunca. Restou quase nada para mim.

Mas ela não disse muito sobre ela mesma. Amália sempre foi o astral da nossa turma. Eu costumava dizer que existia umdegrau mágico” no Cefet. Toda vez que eu chegava e pisava naquele degrau, era como se tocasse uma campainha e, vindo de cima, de dentro da sala, eu ouvia a gargalhada da minha amiga. A melhor risada do mundo (quer dizer, era a melhor do mundo, agora ela perdeu o posto para o Arthur, mas tenho certeza de que ela vai me perdoar por isso e entender que é coisa de mãe).

Amália é fundamental na minha vida. Ela é alegre e brincalhona; sábia e sensata; profissional competentíssima; mulher multitarefas, daquelas que nunca deixam a peteca cair. Se uma pedra aparece no caminho dela (e Deus sabe como tem aparecido), ela se permite chorar uma hora, talvez duas. E logo em seguida está ela se amando de novo.

Eu poderia dizer, sem medo de errar, que, se o Alto Astral um dia escolheu uma pessoa no mundo na qual encarnar, essa pessoa é a Amália. Abençoados somos todos nós que a temos a nossa volta. Tenho muito orgulho de ser sua madrinha de casamento, de crisma, e sua amiga para a vida inteira.

...

E agora que nos apresentamos devidamente, vamos ao que interessa?
Daqui pra frente, no Salto e sapatilha, postaremos todas as coisas legais (pelo menos no nosso julgamento) que nos vêm à mente: decoração das nossas casas, livros que lemos, filmes a que assistimos, diquinhas de maquiagem, comidinhas, etc.
Fiquem com a gente que vai ser bem legal!

Beijokas e beijinhos
Amália e Rachel

2 comentários:

Unknown disse...

Meninas !

Adorei as apresentações !!

É tão bom ter amigos né ? Ainda mais assim, de tão longa data...

Muto bom !

Bjs

Ale

Brena Costa disse...

owwwwwwwww gostei tanto da apresentacao de vcs... :) :) :)